domingo, 23 de junho de 2013

Sobre o psicólogo

Confesso que de todos, das juntas que teria que passar, tive mais medo do psicólogo afinal, nâo fazia idéia do que ele ia extrair de mim mas tinha certeza que nâo seria meus kg extras kkkkk

No fim das contas deu tudo certo e descobri que ele queria mesmo era ter certeza que eu estava pronta pra essa mudança tão radical que virá pela frente, e estou!

É bom esclarecer que esse profissional vai dar uma cutucadinha no passado, nas tristezas, frustrações, na infância, família, relações... Pra ter uma idéia de como lidamos com situações limite e nos deixar cientes de que a comida nao será mais um amuleto de conforto e prazer,  teremos que arrumar outra coisa pra substitui-lo!

E outra coisa, aprendi que a falta da comida (com as limitações da cirurgia) em alguns casos starta uma depressão em potencial. E descobri que essa é uma das missões do psicólogo: identificar esta possível reação depressiva nos candidatos.

Seu laudo ajuda o cirurgião a definir o melhor método cirúrgico para cada pessoa. Exemplo:  compulsivo requer uma técnica diferente do não compulsivo. Comer o tempo todo mesmo que em pequenas quantidades e comer poucas vezes ao dia mas em enormes quantidades sao  problemas tratados de diferentes maneiras.

Segundo ela a opção mais indicada depois da cirurgia, seria obviamente a prática de esportes mas, na realidade, as estatísticas  mostram que os pacientes tendem a transferir a ansiedade por drogas, fumo, jogatina, compras ou alcoolismo, por isso preciso de um acompanhamento continuo pra ajudar nessa adaptação, sendo ex-fumante...

 Em contra partida pretendo realizar um sonho (tão besta que dá até pena) que é correr!

 Isso mesmo, correr tipo aquelas corridas de rua, de pontes, de parques... tenho invejinha de quem corre!

Infelizmente por enquanto não tenho joelho pra isso, ele está inflamado (na gordura de Hoffa por causa da sobrecarga) mas, que com a perda de peso e fisioterapia, vai ficar bem.

Cronologia dos Exames - Minha Bariatrica


Primeira Consulta como gastro - 23.04.13
Nesta consulta recebi o check list com todos os exames e laudos necessários:

  • Parecer Cardiológico
  • Tomografia de Tórax (escore cálcio)
  • Parecer Ortopedista
  • Parecer do Endocrinologista
  • Parecer do Nutricionista
  • Parecer do Pneumologista + Provas de função pulmonar
  • Parecer do Psicólogo 
  • Ultrassom de Abdome Total
  • Endoscopia Digestiva Alta com pesquisa H. Pylori.    
  • Exames Laboratoriais:
  1. Hemograma completo
  2. Tp e Ae
  3. TTPA
  4. Ionograma, glicose, uréia e creatinina
  5. Hemoglobina glicada, peptideo c, insulina serica 
  6. Tgo, Tgp, fosfatase alcalina, gama gt, albumina
  7. Colesterol total e frações 
  8. Triglicerideos, acido único, proteína c reativa
  9. Acido folico, vitamina b12 e zinco
  10. Cálcio, magnésio, ferritina e ferro serico
  11. Gasometrica arterial (é importante confirmar se o laboratório faz este exame pois nem todos fazem, o sangue é retirado do pulso e dói mais que o sangue venoso e são profissionais experts que o fazem)

EXAMES

  • 25.04.13 - cardiologista - eletrocardiograma e parecer cardiológico ok! Risco cirúrgico grau I - Real Cor Hospital Português 
  • 26.04.13 - ultrassonografia de abdome total -   Boris Berenstein SHOP. Guararapes
  • 27.04.13 - Todos os exames laboratoriais - Cerpe Piedade
  • 30.04.13 - Tomografia do tórax - Real Imagem Hospital Português 
  • 02.05.13 - Endoscopia digestiva alta com pesquisa H. pylori - sim deu positivo pra essa pestinha! Digest Hospital Português 
  • 03.05.13 - Exames de tireóide  - Real lab Hospital português
  • 06.05.13 - Pneumologista e provas de função pulmonar - Hospital Português
  • 15.05.13 - Nutricionista -deu carência de varias vitaminas e estou tomando um coquetel pra repo-las até a data da cirurgia
  • 23.05.13 - radiografia do tórax solicitado pelo Pneumologista - Real Imagem Hospital Português 
  • 23.05.13 - raio x de joelho e pé direito solicitado pelo ortopedista - Real Imagem Hospital Português 
  • 25.05.13 - primeira sessão com a psicóloga - Hospital Português 
  • 05.06.13 - ressonância joelho direito solicitado pelo ortopedista - Real Imagem Hospital Português 
  • 12.06.13 - quinta e ultima sessão com a psicóloga - Hospital Português 
  • 18.06.13 - 3 consulta com o Ortopedista e após raio x de joelho e pé direito e ressonância do joelho direito, recebi o laudo - Hospital Português 
  • 19.06.13 - Endocrinologista e laudo 
  • 27.06.13 - volta ao gastro com todos os exames e laudos





quinta-feira, 20 de junho de 2013

De Mariposa à Borboleta - Minha bariátrica




Não há nada que descreva melhor este momento. É isso mesmo!

Bom, já estou com todos os laudos em mãos e ufa, foi correria viu!

E graças ao apoio irrestrito da minha chefinha Isana que me liberou todas as vezes que precisei sair pra fazer essa trancaiada de exames e consultas e biópsias e vai e volta, consegui reunir toda documentação num tempo record: menos de 2 meses!!  Cansou mas valeu muito a pena!

Apesar de ter gasto uma nota de estacionamento no Hospital Português, esta foi mesmo a melhor escolha porque ali tem tudo, desde REAL LAB, REAL IMAGEM, CTO... tudo o que era necessário pra realizar os exames de raio-x, tomografia, ressonancia, sangue, hormonios, endoscopia, gasometria arterial, prova de função pulmonar, eletrocardiograma... tudo.

Agora é só esperar dia 27.06.13 pra voltar ao gastro e marcar a cirurgia (e tratar a H. Pylori antes).

Meu cirurgião é Dr. Álvaro Ferraz e por isso eu não podia estar mais feliz: sempre achei que ele era o cara e que se um dia viesse a fazer esta cirurgia, que fosse com ele.

Sonho realizado! Além de lindo, gentil, educado, atencioso ele é competentíssimo, e se eu morrer ou algo der errado, sei que será obra do destino. Mas vou morrer não, já fechei com o lá de cima e vai dar tudo certo.

Tô criando coragem pra postar um mural de fotos porque, por enquanto só tenho as fotos do "antes" aí não vale!

E minha expectativa sobre como será essa volta ao gastro com os laudos é grande, não sei como será o procedimento daqui pra frente quanto à autorização de plano de saúde, perícia essas coisas.

beijos e vou postar a cronolgia dos exames e laudos pra servir de guia pra quem tá nessa fase.